Uma Joia Rara: Arte de Cosinha e a Cultura Gastronômica do Século XIX

Postado em: 23 de julho de 2024 por: Reginaldo Alexandre
-Categoria(s)

Artigos

- Marcado com

Fui conselheiro fiscal da Ser Educacional por oito anos, a maior parte desse tempo como presidente do colegiado. Numa visita a uma das principais unidades do Grupo, em Belém do Pará, há algum tempo atrás, fomos agraciados com esta joia, Arte de Cosinha, por João da Mata, livro cuja primeira edição é datada de 1876 e que foi publicada – em versão fac-símile, com a grafia da época – pela Imprensa Oficial do Estado do Pará.

Reproduzo aqui parte da apresentação do texto pela própria Imprensa Oficial:

“A despeito de ser um livro de receita, o ‘Arte de Cosinha’, de João da Matta, é uma obra rara – dessas que despertam o paladar. São mais de dez receitas de jantares preferidos da Família Real de Portugal e Imperial Brasileira, revelando as preferências gastronômicas da época e – por que não dizer – a cultura daquele tempo. Afinal, a arte da cozinha é uma das experiências sensoriais mais ricas que existem e que definem muitos países e culturas.”

Encomendem seus exemplares à Imprensa Oficial do Estado do Pará!

Encomendem seus exemplares à Imprensa Oficial do Estado do Pará!

Sobre

Economista, com vinte anos de experiência na área de análise de investimentos, como analista, coordenador, organizador e diretor de equipes de análise, tendo ocupado essas posições, sucessivamente, no Citibank, Unibanco, BBA/Paribas, BBA (atual Itaú-BBA) e Itaú Corretora de Valores. Atuou ainda como analista de crédito corporativo (Citibank) e como consultor nas áreas de estratégia (Accenture) e de corporate finance (Deloitte). Hoje, atua na ProxyCon Consultoria Empresarial, empresa que se dedica às atividades de assessoria e prestação de serviços nas áreas de mercado de capitais, finanças e governança corporativa.

Powered by JCA Consulting – jcaconsulting.net.br